Biografia – Jagadisha Pandit

apare yajna-patnyau shri-jagadisha-hiranyakauekadashyaà yayor annaà prarthayitva’ghasat prabhuh

As esposas dos brâmanes sacrificados em Vraja nasceram como Jagadisha e Hiranya. O Senhor (Mahaprabhu) pediu e comeu seu Prasad no dia de Ekadasi.   (Gaura-ganoddesha-dipika 192) 

asid vraje chandrahaso nartako rasa-kovidahso’yaà nritya-vinodi shri-jagadishakhyah panditah    

Em Vraja, havia uma dançarina chamada Chandrahasa que era muito especialista na degustação de rasa. Em Chaitanya-lila, ele se tornou Jagadisha Pandit, que também teve grande prazer em dançar para o Senhor.

(Gaura-ganoddesha-dipika) 192)

  • Biografia – Jagadisha Pandita

Jagadisha Pandit é considerado simultaneamente Nityananda-shakha e Chaitanya-shakha, um ramo tanto de Chaitanya quanto de Nityananda na árvore do desejo da devoção. Ele nasceu na cidade de Gauhati (Pragjyotishpur) na moderna Assam. O nome de seu pai era Kamalaksha Bhatta. Seus pais eram devotos de Vishnu. Quando morreram, ele veio com sua esposa Duhkhini e seu irmão Hiranya para Mayapur, nas margens do Ganga, onde construíram uma casa perto de Jagannath Mishra. Jagadisha Pandit se tornou um amigo muito próximo de Jagannath Mishra.

Jagadisha e sua esposa Duhkhini tinham o mesmo tipo de afeição paterna pelo pequeno Nimai que Jagannath e os próprios Sachi. Duhkhini era como uma mãe para Nimai e às vezes até agia como sua ama-de-leite. Nimai, o filho de Sachi, não é outro senão o filho de Yashoda, o Senhor Supremo Krishna encarnado. Não é possível para ninguém, exceto um associado eterno do Senhor ter a sorte de tratá-lo como um filho desta forma.

Nimai implora pela oferta de Jagadisha

Mahaprabhu mostrou através de Seus passatempos o quão querido Ele considerava Jagadisha Pandit. Shriman Mahaprabhu é o pai do sankirtan e mesmo quando criança Ele enganou todos para que cantassem os Santos Nomes. Sachi e todos os outros vizinhos batiam palmas e cantavam os nomes do Senhor para fazê-Lo parar de chorar. Em um dia de Ekadasi, entretanto, Nimai continuou chorando apesar de Sachi Mata e Jagannath Mishra entoarem os Nomes da maneira usual. 

Seus pais ficaram confusos e ansiosos e, em desespero, perguntaram a Ele: “O que você quer, filho? O que devemos dar a Você para fazer Você parar de chorar?  

” Nimai respondeu: “Hoje, eles fizeram uma oferenda de arroz a Vishnu na casa de Jagadisa. Eu quero comer um pouco desse Prasad. 

Dê-me um pouco desse Prasad e pararei de chorar. ”

Jagannath Mishra ficou surpreso ao ouvir Nimai dizer tais coisas. Como ele poderia saber que Jagadisha Pandit fez uma oferenda de arroz no Ekadasi? 

Jagannath Mishra foi imediatamente para a casa de seu vizinho e ficou surpreso ao ver que uma grande oferenda havia de fato sido feita para sua Deidade Vishnu. Jagannath disse a Jagadisha sobre o pedido de Nimai, acrescentando que ele estava preocupado por não ser correto para Ele comer arroz no dia de Ekadasi. Mas o eterno associado de Gauranga, Jagadisha Pandit, sabia que era o pequeno Gopal na forma de Nimai que estava com fome. Sem qualquer hesitação, ele deu toda a oferta a Jagannath Mishra. 

Assim que Nimai recebeu o prato, parou imediatamente de chorar e começou a comer com alegria.

Jagadisha Pandit e Hiranya [são os ramos de Chaitanya da árvore do desejo da devoção]. O misericordioso Senhor concedeu-lhes Sua graça quando era um garotinho. Ele comeu as oferendas a Vishnu em sua casa no dia de Ekadasi

(Chaitanya Charitamrita) 1.10.70-71)

Jagadisha Pandit purifica o universo inteiro porque o néctar do amor por Krishna jorra dele como torrentes de chuva.

(Chaitanya Charitamrita) 1.11.30)

O passatempo acima mencionado é descrito no Chaitanya Bhagavat,

Adi-khanda, capítulo 4:

O Senhor agarra as coisas do Devoto mesmo que ele não as ofereça, mas ele não mostra nenhum interesse nos dons do não-devoto.

Assim como Mahaprabhu foi conquistado pela devoção de Jagadisha Pandit, também foi Seu mais querido companheiro Nityananda Prabhu, que o considerava um de seus próprios associados íntimos. Nityananda Prabhu era a vida e a alma de Jagadisha. Jagadisha estava presente em Panihati para o Chira-dadhi Mahotsava.

Jagadisha e Jagannath

Antes de tomar sannyas, Mahaprabhu ordenou que Jagadisha fosse a Nilachala para pregar Krishna-bhakti e a prática religiosa da época, Harinama-sankirtan. O filho de Nanda, Shri Krishna e o filho de Jagannath Mishra, Shri Gaurasundara, são a mesma verdade que o próprio Jagannath. Quando Ele chegou em Puri, Jagadisha foi para o darshan de Jagannath e se derreteu com amor quando o viu. Quando em seu caminho de volta para Bengala, entretanto, ele sentiu uma separação extrema de Jagannath. Milhares e milhares de pessoas vão em peregrinação a Puri todos os dias. Todos eles recebem o darshan de Jagannath, mas quantos deles são dominados por sentimentos de separação ao voltar para casa? 

Talvez, de vez em quando, algum indivíduo afortunado seja capaz de sentir essas emoções. Se alguém realmente sente as dores da separação, então este é um sinal da misericórdia de Jagannath; se não,

Jagannath Deva viu Jagadisha chorando e tão misericordiosamente apareceu a ele em um sonho e disse-lhe para pegar Sua vigraha e servi-la. Simultaneamente, Ele apareceu ao rei de Orissa e ordenou-lhe que no tempo do nava-kalevara, quando a Deidade de madeira de Jagannath fosse mudada, a forma de saída deveria ser dada a Jagadisha Pandit. 

Assim, quando Ele conheceu Jagadisha, o Maharaj considerou uma grande honra dar a ele a forma expansiva de Jagannath, que é conhecida como samadhi-stha-vigraha.

Chakdaha é um local histórico e antigo local sagrado. Durante a era Purânica, era conhecido como Rathavarma. Pradyumna matou o demônio Sambara lá durante a encarnação de Krishna no final da era Dvapara e, portanto, era conhecido como Pradyumna-nagara. Antes disso, quando Bhagiratha estava derrubando o Ganga para salvar a dinastia Sagara, ele enterrou a roda de sua carruagem aqui. Assim, a cidade também recebeu o nome de Chakradaha, que com o tempo foi transformado em Chakdaha. Quando a população local soube que a Deidade Jagannath de Puri tinha vindo para ficar em Jashora, eles se reuniram lá aos milhares para buscar Seu darshan. 

Foi assim que Jagadisha decidiu permanecer em Jashora em vez de voltar para sua casa em Mayapur.

Tanto Nityananda Prabhu quanto Chaitanya Mahaprabhu visitaram o Templo Jagannath em Jashora em duas ocasiões, sendo atraídos por Jagadisha Pandit e pela devoção dos pais de sua esposa. Eles realizaram sankirtan e um banquete nas duas vezes. 

Quando o Senhor estava prestes a deixar Jashora para ir para Puri, Duhkhini começou a chorar pela separação iminente tão intensamente que o Senhor concordou em permanecer na forma da Deidade Gaura-Gopal. 

No curso da vida de chefe de família do casal, eles tiveram um filho chamado Ramabhadra Goswami.

O Templo Jashora depois de Jagadisha Pandit

No início, a Deidade foi mantida sob uma árvore bata perto do Ganges, e mais tarde o rei de Krishnanagara, Krishnachandra, mandou construir um Templo para ele. O Templo de Jagadisha Pandit está atualmente sendo administrado pelo Shri Chaitanya Gaudiya Math.

“A mesma Deidade Jagannath e Gaura Gopal que foram adorados pelo querido associado de Nityananda Prabhu, Jagadisha Pandit, exibiram o maravilhoso passatempo de se oferecerem voluntariamente ao grande Devoto, Tridandi Swami Shrimad Bhakti Dayita Madhava Maharaj, a fim de aceitar seu serviço. ”

No primeiro ano após assumir o serviço de Jagannath, meu Guru Maharaj veio para o festival anual e pessoalmente sentou vários milhares de homens e mulheres no campo vizinho e os alimentou com maha prasad. 

Ainda sinto arrepios quando me lembro do êxtase que inundou Jashora naquele dia.

  • Extraído de Shri Chaitanya: His Life & Associates.
  • Fotos e Legendas.
As esposas dos brâmanes sacrificados em Vraja nasceram como Jagadisha e Hiranya. 
O Senhor (Mahaprabhu) pediu e comeu seu Prasad no dia de Ekadasi. 
(Gaura-ganoddesha-dipika 192) (na imagem: esposas de brâmanes estão dando comida para Krishna e Seus amigos).).

O Senhor agarra as coisas do Devoto, mesmo que ele não as ofereça, mas ele não mostra nenhum interesse nos dons do não-devoto. 
(Na imagem: Lord Chaitanya pedindo arroz em pedaços de Raghunnatha Das Goswami).
O filho de Nanda, Shri Krishna e o filho de Jagannath Mishra, Shri Gaurasundara, são a mesma verdade que o próprio Jagannath. 
Quando Ele chegou em Puri, Jagadisha foi para o darshan de Jagannath e se derreteu com amor quando o viu. 
Quando em seu caminho de volta para Bengala, entretanto, ele sentiu uma separação extrema de Jagannath. 
Milhares e milhares de pessoas vão em peregrinação a Puri todos os dias. 
Todos eles recebem o darshan de Jagannath, mas quantos deles são dominados por sentimentos de separação ao voltar para casa? 
Talvez, de vez em quando, algum indivíduo afortunado seja capaz de sentir essas emoções. 
Se alguém realmente sente as dores da separação, então este é um sinal da misericórdia de Jagannath; 
se não, então a pessoa não recebeu verdadeiramente a graça do Senhor. 
(Na imagem: Senhor Jagannath, Deidade de Jagadish Pandit).
No início, a Deidade foi mantida sob uma árvore bata perto do Ganges, e mais tarde o rei de Krishnanagara, Krishnachandra, mandou construir um Templo para ele. 
O Templo de Jagadisha Pandit está atualmente sendo administrado pelo Shri Chaitanya Gaudiya Math. 
(Na imagem: Templo de Jashora, Mayapur).

Link permanente para este artigo: https://iskconbahia.com.br/biografia-jagadisha-pandit/