Dia Internacional da Mulher – 08/03/2018

A História do Dia 08 de Março

A data foi marcada por fatos ocorridos ao longo de centenas de anos envolvendo a luta da Mulher por seu reconhecimento, não como uma rival do homem, mas no mesmo topo de igualdade, devido a comprovação de sua capacidade em executar toda e qualquer tarefa a ela designada.
As mulheres trabalhadoras levantaram sua voz tanto na Europa como nos Estados Unidos, por melhores condições de trabalho, direitos sociais e políticos, desde a segunda metade do século XIX até o começo do XX.
1857 – Na cidade de Nova Yorque as trabalhadoras de uma fábrica textil, resolveram fazer greve reinvindicando a igualdade salarial e direitos trabalhistas, mas foram reprimidas pela polícia com extrema violência.
1908 – Para relembrar o movimento de 1857, mulheres que trabalhavam na indústria de agulhas em NY, se manifestaram exigindo o fim do trabalho infantil e o voto feminino. A polícia as impediram de contiuar o movimento.
25 de Março 1911 – Em uma fábrica de tecidos em NY, 145 operários, sendo a maioria mulheres, tiveram morte trágica em um incêndio, as portas foram trancadas quando elas deciram entrar em greve. As péssimas condições de trabalho foi apontada como a causa.
Para as americanas, o lamentável fato serviu para que alguns aspectos da segurança, melhorias nas áreas de serviço, e mudanças nas leis trabalhistas, fossem revistas e aprovadas.
1910 – Em uma Conferência na Dinamarca ficou estabelecido que o dia 08 de Março seria a data Internacional da Mulher, em reverências ás que perderam suas vidas lutando pelas poucas melhorias que desfrutamos hoje.
1975 – As Organizações das Nações Unidas (ONU), estabeleceu a data, não como uma comemoração, e sim como marco do início  da busca da mulher por respeito, igualdade salarial, todos os preconceitos, a violência masculina e a redução da jornada de trabalho.

Muito ainda há de ser conquistado, pois a luta continua.
O Dia da MULHER, são todos os 365 de todos os anos de uma vida!
Salve A MULHER!
Angelina Miranda – Gandharvika Devi Dasi (HDG).
Assessoria de Comunicação da ISKCON – BA.

 

 

Link permanente para este artigo: https://iskconbahia.com.br/2555-2/