Vraja Dhama – Na visão de Paramgati Das.

Vraja Dhama – Devoção e Organização
Por Paramgati Das

Queridos devotos e devotas,
Por favor, aceitem minhas humildes reverências.

Todas as glórias a Srila Prabhupada.

Recentemente fui convidado por Dhanvantari Swami Maharaj para visitar o projeto Ecovila Vraja Dhama e dar um seminário sobre o Sri Sri Siksastakam. Gostaria de compartilhar a minha experiência neste local que conheço desde a fundação, fruto do trabalho pioneiro do meu querido irmão Jagad Vicitra Prabhhu.

Chegando ao Recife, do aeroporto fui diretamente para o Centro da ISKCON, onde visitei Raksamani Prabhu, que está sob os cuidados da Congregação do Recife, com muitos devotos e devotas de todo o Brasil também enviando doações para ajudar na manutenção dele. Foi tocante ver o envolvimento de tantos neste processo, acompanhar o cuidado da Congregação local com este vaisnava. Isto é maravilhoso e altamente inspirador. Um grande exemplo. Todos estes devotos e devotas tem suas responsabilidades familiares, trabalho, etc., mas se organizam de tal maneira que 24 horas por dia Raksamani Prabhu está recebendo atenção e cuidado em todos os aspectos.

Logo depois segui para Vraja Dhama, e já à noite fiquei impressionado com tudo o que pude ver: a grande revolução que a fazenda está passando. Minha última vez ali tinha sido há 11 anos, e pude testemunhar in loco imensas mudanças em todos os aspectos no local. Como uma Fênix, a fazenda está renascendo em todos os ares, com casas reformadas, a sala do templo impecavelmente organizada, uma excelente sala de prasada , espaços culturais, vários quartos de hóspedes sendo construídos, projetos ecológicos, comunitários, um ótimo Asram para Brahmacaris, outro para Brahmacarinis e muito mais.
Fiquei muito inspirado por ver o trabalho em conjunto de Yamunacarya dasa Goswami e Dhanvantari Swami Maharaja, com ambos trabalhando ao lado de uma comunidade de devotos compromissada e responsável, com um serviço unido em um ambiente inspirador. Um grande exemplo para a comunidade Vaisnava.

Estamos colhendo os frutos, a herança deixada pelo trabalho de Jagad Vicitra Prabhu em Vraja Dhama, e em Caruaru (com a integração com vários grupos da cidade) e nos arredores da propriedade também. Vraja Dhama hoje conta com vários projetos, como o restaurante Govinda, recém inaugurado, Projeto Viva o Campo, que estimula a produção e comercialização de orgânicos e comidas artesanais, o Mercatino Hari, que facilita a cozinha comunitária, entre outros, o Espaço Congregacional Comunidades Sem Porteira, com práticas diversas, além de grupo de Harinama, Grupo de Estudos para Grhasthas, Feijoada Beneficente e o A.C. Seva, em parceria com a Igreja Católica e a UFPE, com trabalhos comunitários e educativos no distrito de Murici.

A A.C.Seva, criada e organizada pelos amigos e parceiros desde a infância em Belo Horizonte, Prema Sindhu e Daruka Prabhus, já realizou diversas oficinas certificadas na comunidade, contribuindo para a formação social, pessoal e profissional de dezenas de pessoas. Até hoje, já foram oferecidas oficinas de Linguagem corporal; Judô; Esportes e aplicabilidade de dinâmicas esportivas; Yoga; Terapia Comunitária; Música e corporeidade; Relacionamento humano; Educação e dinâmicas de grupo; Construção de instrumentos; Música e educação; Teatro; Técnicas aplicadas ao teatro; Educação Ambiental. Além disso, participa de um programa de energia renovável, com a instalação de aquecedores solares e placas fotovoltaicas, além de cursos sobre essa tecnologia para os agricultores da região. O projeto todo exige uma articulação muito bem amarrada entre diversos setores da sociedade, mostrando a determinação dos envolvidos. Sastra Prabhu, esposo de Priya Manjari devi Dasi, também tem contribuído nesta área.

Algo que também me chamou a atenção foi o espírito de união, família e comunidade que reina em Vraja Dhama. Atualmente são 26 moradores na fazenda, incluindo sete casais e o mais antigo morador do projeto, Dhira Prabhu, responsável pelo departamento de Puja. A cada dia, uma família cozinha para toda a comunidade e todos participam das atividades, o que gera muita inspiração, dentro do que Srila Prabhupada estabeleceu.

A presidente da comunidade, Laksmi Priya Devi Dasi, inteligente, pro-ativa e altamente qualificada, é professora de yoga, e tem se dedicado de forma exemplar. O vice-presidente, Guru Krsna Prabhu e sua boa esposa, Bhaktin Mirian, da Itália, estão fazendo uma trabalho altamente valioso. Dois antigos presidentes de Vraja Dhama, Daruka Prabhu e sua esposa Kunti Maharani Devi, Prema Sindhu Prabhu e Sita Thakurani Devi Dasi estão também vivendo na comunidade e dando uma grande contribuição para o progresso dela.

A hospedagem foi algo que também me chamou a atenção: muito pessoal e profissional, com todos os convidados sendo muito bem recebidos. A responsável por este setor, Priya Manjari Devi Dasi, utiliza sua expertise em formação profissional na área hospitalar para receber de forma única cada convidado, em um serviço excelente. São cinco pequenos chalés recém construídos na Hospedaria do Lago.

Dois projetos importantíssimos estão à caminho: a construção da goshala e a revitalização do lago, que contará com uma pista em volta para caminhadas, com jardins, pedalinhos etc., o que vai aumentar o turismo e atrair mais visitantes para a Ecovila Vraja Dhama.

Podemos constatar que a comunidade e seus habitantes estão bem antenados com as tendências do século XXI , sob a excelente guia de Dhanvantari Swami Maharaj e Yamunacarya das Gowami Maharaj construindo uma base sólida para a presente e futuras gerações.

Finalizando, estas impressões que compartilhei com vocês são sem dúvida limitadas. Muito mais pode ser falado. Foi uma humilde tentativa de apreciar os devotos e devotas que estão duramente trabalhando para a grandeza da ISKCON .

Podemos ver que o imenso sacrifício de Jagad Vicitra Prabhu para estabelecer este projeto não foi em vão. O seu legado está vivo, dinâmico e pungente. Gostaria de parabenizar estes devotos e devotas que estão fazendo desta comunidade um exemplo para todo o Brasil e para o mundo. Todas as Glórias a Sri-Sri Radha-Govinda! Todas as Glórias a Srila Prabhupada!

Servo de vocês,
Paramgati Das.

Link permanente para este artigo: http://iskconbahia.com.br/vraja-dhama-na-visao-de-paramgati-das/