Srila Narottama Dasa Thakura

Breve Resumo

Aparecimento de Shrila Narottama Dasa Thakura no Ano (1466-1572).

Desde a infância, Narottama já surpreendia por sua inteligência e devoção, estava sempre absorto em meditar nas qualidades de Gaura-Nitai.

Aos doze anos, foi banhar-se no Rio Padmavati a pedido do Sr. Nityananda num sonho. O rio o reconheceu porque suas águas transbordaram; então, repassou-lhe o amor extático por Krishna – prema-bhakti – contido nas lágrimas do Sr. Nityananda que Caitanya Mahaprabhu havia reservado especialmente para ele.
Tal acontecimento foi transformador em sua vida, inclusive fisicamente, pois sua pele passou de escura para dourada.
 
Era de família real mas logo renunciou aos laços da opulenta vida familiar.
A caminho de Puri soube com pesar que Mahaprabhu havia deixado este mundo.
Dirigiu-se, então, a Vrindavana.
Rupa e Sanatana Goswamis também tinham partido e
Jiva tornou-se o líder intelectual do Vaishnavismo.

Jiva Goswami não estava dando diksa e orientou Narottama dasa a pedi-la para Lokanatha Goswami, de quem se tornou o único discípulo.

Ele, Srinivasa Thakura e Shyamananda prabhu foram instruídos nas escrituras por Jiva Goswami e orientados a levar livros para a Bengala, com os quais deveriam transmitir as instruções de Shri Caitanya Mahaprabhu e dos Goswamis.

Narottama, Organizou festivais na Bengala para manter a filosofia vaishnava unificada, sendo responsável pelo 1° festival de Gaura Purnima, aparecimento de Mahaprabhu, o Kethuri Mahotsava.

Escreveu Prarthana e Prema-bhakti-chandrika.
Suas canções sobre o mestre espiritual, o serviço devocional, os seis Goswamis e o relacionamento de Radha-Krishna são famosas e cantadas até hoje.

Fontes:

https://gaudiyahistory.iskcondesiretree.com/narottama-dasa-thakura-biography/

Link permanente para este artigo: http://iskconbahia.com.br/srila-narottama-dasa-thakura/