Shri Gopala Bhatta Goswami


* Shri Gopala Bhatta Goswami (o filho de um Vyenkata Bhatta, um Shri Vaishnava brahmana) apareceu em Sri Rangam, no sul da Índia. O Senhor Chaitanya permaneceu uma vez quatro meses em sua casa e converteu a família ao Gaudiya Vaishnavism. Um mero menino neste momento, Gopala serviu pessoalmente ao Senhor. Shri Chaitanya tratou-o afetuosamente, dando Seus remanescentes e bênçãos para “tornar-se um acharya”.
Durante sua estada de quatro meses, o Senhor Caitanya desenvolveu uma amizade íntima com Vyenkata Bhatta, que Krishna Dasa Kaviraja descreve como “sakhya rasa”. Conversando livremente um com o outro, eles costumavam rir e brincar juntos. Um dia, com humor humorístico, o Senhor Caitanya perguntou a Vyenkata:   Por que sua venerável deusa da fortuna, Shri Lakshmidevi, abandona a felicidade de Vaikuntha e seu serviço a seu Senhor Narayana? Por que ela vai a Vrindavana e realiza severas austeridades para alcançar a associação de Meu Senhor Gopala, o vaqueiro de Vraja? ”   “Eu não consigo entender esses mistérios”, disse Vyenkata, “mas Você, sendo a Suprema Personalidade de Deus, pode certamente me esclarecer”.   “Senhor Krishna tem uma” qualidade única “, disse Lord Gauranga,” Ele atrai os corações de todos com Seu amor conjugal pessoal (madhurya). O Senhor Narayana tem apenas sessenta qualidades transcendentais, mas Shri Krishna tem sessenta e quatro. saturado com a sua qualidade única de madhurya (doçura do mel) A Suprema Personalidade de Deus, Shri Krishna, atrai a mente de Lakshmidevi, mas o Senhor Narayana nunca pode atrair a mente das Vraja gopis.   “Em Vraja Iila, Krishna, disfarçado como o Senhor Narayana, apareceu uma vez diante das gopis que estavam procurando por Krishna. Vendo o Senhor Narayana, as gopis disseram: ‘Ó Senhor Narayana, pranams. Para onde Krishna foi? Você viu?’ Seguindo as gopis, que espontaneamente amam Krishna sem a consciência de sua divindade, pode-se alcançar Krishna.Os Srutis adoraram Krishna no êxtase das gopis.Depois de seguir seus passos, eles receberam os corpos de gopi para se juntar a Krishna na dança rasa. no entanto, queria desfrutar de Krishna, mas manter sua forma espiritual como Lakshmidevi. Sem seguir os passos das gopis, ninguém pode alcançar Krishna. ” 
Depois de receber a iniciação de Shri Prabodhananda Saraswati, Gopala Bhatta veio a Vrindavana e tornou-se um querido amigo de Sri Rupa e Sanatana Goswamis. Ele fez bhajana em Vrindavana por quarenta e cinco anos, principalmente em Radha-Kunda.      Em peregrinação ele obteve doze Shalagrama shilas. Mais tarde, o Damodara shila manifestou-se como a bela Deidade Radha Ramana. Desde 1542, Radha Ramanaji tem sido adorado com devoção pura seguindo rituais sastricos precisos.     O Senhor Caitanya ordenou a Gopala Bhatta que escrevesse um livro para verificar a propagação de pseudo-amorosas rasas e negligência a vaidhi bhakti. Em corroboração com Shri Sanatana Goswami, ele compilou o Hari-bhakti-vilasa, o livro autorizado explicando as práticas rituais e devocionais da sampradaya Gaudiya Vaishnava. Ele também escreveu Sat-kriya-dipika e o esboço para Sat Sandarbhas de Shri Jiva Goswami.    Ele serve eternamente Shrimati Radharani como um de seus asta manjaris, Guna-manjari. Seu samadhi está dentro do complexo do Templo de Radha Ramanaji, atrás do local de aparição da Deidade. Shri Gopala Bhatta Goswami iniciou Gopinatha (Pujari Goswami), um brahmachari vitalício que serviu Radha Ramanaji por toda a sua vida. Gopala Bhatta Goswami iniciou Srinivasa Acharya e muitos outros Vaishnavas fiéis. 
* Em peregrinação ele obteve doze Shalagrama shilas. Mais tarde, o Damodara shila manifestou-se como a bela Deidade Radha Ramana. Desde 1542, Radha Ramanaji tem sido adorado com devoção pura seguindo rituais sastricos precisos. (Na imagem: Shri Radha Raman, Shri Vrindavan, Dham)..
** Fonte: www.iskcondesiretree.com


Link permanente para este artigo: http://iskconbahia.com.br/shri-gopala-bhatta-goswami/