Radha e Krishna
Radha e Krishna

Vaishnavismo é uma das principais tradições dentro da cultura espiritual védica, ou hindu. Ao contrário de algumas tradições védica, @s Vaishnavas acreditam que a realidade última é pessoal. Assim, el@s entendem que Deus é a Pessoa Suprema toda-atrativa, ou Krishna. El@s reconhecem que todos os seres vivos são pessoas eternas, e que todos os problemas da vida estão enraizados no esquecimento da alma individual de seu relacionamento com Deus.

Vaishnavas ensinam que pelo cantar dos santos nomes de Deus a alma pode despertar seu conhecimento espiritual original, viver em paz nesta vida e, no momento da morte, voltar ao reino espiritual, ou Vaikuntha, o lugar onde não há ansiedade.

Há quatro sampradayas principais ou linhagens Vaishnavas, todas baseadas originalmente na Índia. Vaishnavas adoram o Senhor Vishnu, o Senhor Rama e o Senhor Krishna como diferentes manifestações do mesmo Senhor Supremo ou Divindade Suprema, embora os estilos de culto e ênfase sejam diferentes.

Chaitanya Mahaprabhu e seus associados
Chaitanya Mahaprabhu e seus associados

A tradição Vaishnava foi amplamente influenciada pela cultura do sul da Ásia através da música, dança, teatro e arte. Filosofia genuína e textos poéticos sagrados do Vaishnavismo integram uma teologia profunda juntamente com um discurso social perspicaz. Os principais shastras, ou escrituras, do Vaishnavismo são a Bhagavad-gita (que contém os ensinamentos de Krishna, e é parte de uma obra mais longa, intitulada Mahabharata), o Srimad Bhagavatam (um dos dezoito Puranas), o Ramayana (que narra a história do Senhor Rama), e o mais recente, do Século XVI Sri Chaitanya-charitamrita (que narra a vida e ensinamentos de Chaitanya Mahaprabhu).

A ISKCON é parte da Gaudiya, ou Chaitanya Vaishnava, tradição que vem das regiões do leste da Índia. Gaudiyas dão ênfase especial aos ensinamentos do santo do Século XVI e avatar (manifestação divina na terra), Sri Chaitanya Mahaprabhu. A ISKCON, aumentou a consciência e o crescimento do Vaishnavismo em todo o mundo, inclusive na Índia. Hoje, os ensinamentos Vaishnavas têm atravessado todas as fronteiras geográficas e comprovado sua relevância no atendimento às necessidades essenciais da humanidade.