Logomarca do cinquentenário da ISKCON
Logomarca do cinquentenário da ISKCON

Popularmente conhecida como Movimento Hare Krishna, a Sociedade Internacional para a Consciência de Krishna (ISKCON) é uma confederação mundial com mais de 400 templos, 100 restaurantes vegetarianos e uma grande variedade de projetos comunitários.

A ISKCON pertence à Gaudiya-Vaishnava Sampradaya, uma antiga tradição monoteísta dentro da ampla cultura védica e foi fundada no ocidente em julho 1966, na cidade de Nova Iorque, por Sua Divina Graça A. C. Bhaktivedanata Swami Prabhupada, ou simplesmente Srila Prabhupada.

A missão não-sectária deste movimento é desenvolver o bem-estar da sociedade, promovendo a ciência da Consciência de Krishna e ensinando como desenvolver o amor puro por Deus, em particular mediante a prática milenar de cantar o maha-mantra (o grande canto para a liberação da mente):

hare krishna hare krishna
krishna krishna hare hare
hare rama hare rama
rama rama hare hare

A filosofia da ISKCON elucida detalhes sobre a natureza de Deus, da alma, da criação e de suas inter-relações, bem como fornece orientações práticas de como levar uma vida feliz, pura e espiritualmente progressiva. Baseia-se em antigos textos védicos, tais como Bhagavad-gita, Srimad-Bhagavatam e Caitanya-Charitamrita. O estudo dessas escrituras ocorre em templos da ISKCON diariamente, e narrações especiais, ou palestras, muitas vezes fazem parte de encontros semanais e festivais.

Integrantes da ISKCON praticam bhakti-yoga, cantam diariamente o maha-mantra e se esforçam seriamente para viver sob os princípios da misericórdia (compaixão), austeridade, pureza e veracidade. Qualquer pessoa pode participar nas atividades da ISKCON segundo seu próprio interesse e dedicação. Participe você também!

Localização do templo de Salvador/BA

Endereços dos templos da ISKCON no Brasil e Portugal

Endereços dos templos da ISKCON no planeta