Templo Hare Krishna de Salvador/BA
Templo Hare Krishna de Salvador/BA

A ISKCON (Sociedade Internacional para Consciência de Krishna) foi fundada em 1966, em Nova Iorque, EUA. Mas só veio para o Brasil em 1973, através de três discípulos de Srila Prabhupada que foram simultaneamente para Salvador/BA, Rio de Janeiro/RJ e São Paulo/SP. Dhruvananda Dasa, natural do Havaí, EUA, veio para Salvador/BA, ele procurava uma pessoa que falasse inglês para ajudá-lo a propagar a consciência de Krishna, através de uma escola de inglês chegou à casa de um jovem estudante de odontologia (Dhanvantari Swami), que praticava yoga e estava se preparando para fazer sua primeira viagem à Índia. Ainda em suas atividades de difusão da consciência de Krishna encontrou outro jovem disposto a ajudá-lo (Aradhya Dasa). Pouco tempo depois Dhruvananda Dasa precisou voltar aos EUA, então Aradhya Dasa e Dhanvantari Swami com mais algumas pessoas que se interessaram pela consciência de Krishna continuaram a realizar encontros aos domingos num pequeno espaço no bairro de Paripe.

Então, surgiu a ideia de escreverem para Srila Prabhupada pedindo que enviasse algum representante para impulsionar a propagação da consciência de Krishna em Salvador/BA e no Brasil. A carta enviada foi entregue por Srila Prabhupada a Hridayananda Dasa Goswami, um dos seus discípulos mais importantes. Hridayananda Dasa Goswami em visita a um dos templos dos EUA ficou sabendo que tinha um jovem visitante brasileiro (Jagad Vicitra Dasa) e o procurou para obter informações sobre o Brasil. Esse jovem é o irmão mais novo de Dhanvantari Swami, no entanto, o mais interessante é que nenhum dos dois sabia que o outro tinha contato com a consciência de Krishna.

Hridayananda Dasa Goswami veio a Salvador/BA, porém não encontrou Dhanvantari Swami que nessa época estava morando em Brasília/DF, então Hridayananda Dasa Goswami seguiu para o Rio de Janeiro e depois São Paulo, voltando posteriormente a Salvador, onde o movimento continuou firme com encontros semanais, sem interrupção.

Altar do Templo Hare Krishna de Salvador/BA
Altar do Templo Hare Krishna de Salvador/BA

Mas, foi somente em 1991 que a ISKCON Bahia foi oficialmente registrada no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ), na época o presidente da instituição era Gaura Krishna Dasa, que permaneceu no cargo até 1993. O sucessor dele foi Vrindavana Dasa que permaneceu até 1996, quando foi sucedido por Aniruddha Dasa que presidiu a instituição até o início do ano 2000. Em seguida Devananda Dasa ocupou o cargo por um ano. Depois, a presidência da instituição foi assumida por Gopa Kumara Dasa que permaneceu no cargo por aproximadamente dois anos. Após sua saída, a ISKCON Bahia passou a ser administrada pelo Comitê Administrativo, que havia sido criado no final de 1999. Em 2008, Damodara Dasa assumiu a presidência da instituição e ficou até 2010, quando foi formada uma Equipe Administrativa, que assumiu a responsabilidade de administrar a ISKCON Bahia. O atual presidente da instituição é Aniruddha Dasa que voltou ao cargo em 2011.

A ISKCON Bahia recebeu o título de Utilidade Pública Municipal, durante a gestão de Vrindavana Dasa. E recebeu o título de Utilidade Pública Estadual, durante a primeira gestão de Aniruddha Dasa. A conquista de ambos os títulos foi articulada por Gandharvika Devi Dasi, à época Relações Públicas da ISKCON Bahia e atual Assessora de Comunicação.

Além de Paripe o Templo Hare Krishna já foi em Itapuã e no Rio Vermelho, depois mudou-se para Brotas onde ficou sediado por mais de trinta anos num imóvel alugado. Somente em 2011 conseguimos um terreno próprio, cuja aquisição foi idealizada e articulada por Mandaracala Dasi. A construção do Templo foi iniciada em 2012, durante o período da construção as atividades ficaram sendo realizadas em espaços cedidos por amigos da ISKCON Bahia e as Deidades foram levadas para o Templo da Ecovila Vrajadhama em Caruaru/PE, onde permaneceram por um ano. Em 14 de abril de 2013 a primeira etapa da construção ficou pronta permitindo a instalação das Deidades no altar e o início das atividades no nosso tão desejado Templo próprio. Estamos trabalhando firme na continuidade da construção do Templo Hare Krishna para torná-lo um lugar cada dia mais adequado para congregar @s membr@s e receber @s visitantes interessad@s em conhecer a filosofia, religião, espiritualidade e cultura védicas.

Localização do templo de Salvador/BA

Endereços dos templos da ISKCON no Brasil e Portugal

Endereços dos templos da ISKCON no planeta