Ecovila Vrajadhama - Caruaru/PE
Ecovila Vrajadhama – Caruaru/PE

Métodos agrícolas e produtos lácteos modernos têm contribuído para causar estragos no ecossistema. A agricultura de hoje, que fornece o sustento da sociedade humana, é maciçamente dependente de fertilizantes, petróleo e produtos químicos. Apesar do aumento de produtividade nos anos iniciais, esses produtos químicos provaram ser prejudiciais para a fertilidade do solo, às vezes deixando-o tóxico e improdutivo. Culturas geneticamente modificadas (transgênicos) trazem o seu próprio conjunto de questões éticas e de saúde, levando a um mundo onde alguns produtos alimentares são promovidos por um governo e proibido por outros.

A base de toda a agricultura continua sendo a natureza: solo, ar e água. Estabelecer métodos de agricultura em harmonia com a natureza pode proporcionar sustentabilidade a longo prazo. Caso contrário, dizem os especialistas, nós podemos caminhar para uma crise alimentar global.

Nova Gokula - Pindamonhangaba/SP
Nova Gokula – Pindamonhangaba/SP

Em comunidades rurais e ecovilas da ISKCON, destacamos a importância da ecologia espiritual: a necessidade de viver em harmonia com nós mesmos, com a natureza e o Divino. Essas comunidades promovem a sustentabilidade e espiritualidade baseadas no princípio de respeito por todos os seres vivos.

Há mais de 40 ecovilas e comunidades rurais da ISKCON em todo o mundo. Algumas atingiram autonomia e vivem inteiramente com energia natural da água e do sol. Outras simplesmente defendem um modo de vida mais responsável e natural com base em cuidados sustentáveis com a terra e as vacas. Ao contrário do moderno agronegócio que exploram vacas e outros animais para extrair o seu leite, carne e ovos, nas fazendas da ISKCON as nossas vacas são protegidas ao longo das suas vidas, permitindo-lhes viver em paz, mesmo após findar a sua produção de leite.

“Há uma doce inter-relação transcendental entre todas as entidades vivas, independentemente não somente de casta, credo e cor entre humano e humano, mas também entre humanos e as feras, humanos e os pássaros, humanos e os répteis, humanos e as plantas, etc., e também entre humanos e Deus e entre Deus e os outros, e assim por diante… Sendo assim, as fazendas devem ser o centro de tal cultura suprema do conhecimento. Elas devem dar o exemplo de que nem Deus nem o ser vivo, nem a natureza é de qualquer forma antagônica um para o outro, mas que todas elas existem em harmonia como uma unidade inteira e completa.” – Srila Prabhupada

Em Salvador/BA está sendo elaborado um projeto para a instalação de uma horta orgânica, com a aplicação de técnicas da agrofloresta e da hidroponia.