Panihati Chida Dahi Utsava

A História do Panihati Chida Dahi Utsava

O Chida-dadhi Mahotsav, também conhecido como Festival de Arroz Lascado de Panihati, é uma celebração anual dos passatempos de Srila Raghunatha dasa Goswami e Lord Nityananda Prabhu. Esse passatempo extraordinário ocorreu nas margens do Ganges em Penhathati, ao norte de Calcutá. O Senhor Caitanya e seus associados desfrutaram de muitos passatempos transcendentais aqui. Chida-dadhi Mahotsav lembra como o Senhor retribuiu misericordiosamente com Seus devotos, providenciando, através de Nityananda Prabhu e Raghunathadasa, o fornecimento de um banquete extático de iogurte e arroz lascado, juntamente com vários outros alimentos de néctar. Segue abaixo um trecho de Caitanya-caritamrta, Antya lila, capítulo 6, que descreve esse maravilhoso passatempo em detalhes.

O festival de arroz lascado ocorreu pouco antes das monções, quando está muito quente (45 – 50 ° C) e abafado (80 – 90% de umidade), sonaturalmente os alimentos mais refrescantes foram oferecidos. Iogurte fresco (dadhi) e arroz lascado (chida) foram oferecidos com açúcar, bananas, doces de leite e bolos.

Nosso cardápio de festas começa com Ganges Curd Upma, uma preparação úmida e deliciosa de legumes e grãos. Antes de oferecer, um fluxo saboroso de iogurte é derramado em torno da base do Upma, em homenagem aos frequentadores do festival que tiveram que ficar no Ganges para desfrutar de seu prasadam, porque não havia espaço nas margens do rio.

É oferecido um Urad Dal Rachado, leve e simples, com um lado de Banana Chapatis ensopado em Manteiga de Cardamomo Laranja. Uma couve-flor suntuosamente rica e pimenta vermelha Sabji é simples de fazer e traz sorrisos para os devotos.

Um curry seco de ervilhas e Paneer é recheado em um limão oco, que adiciona um sabor agradável à preparação. Rava Idli é um bolo saboroso que combina muito bem com o Aloo Kerala Fry, um empadão de batata frita e melão amargo.

Aninhada entre as claras de arroz e iogurte, está uma deliciosa Berinjela Branca Recheada para Bebê, que é recheada com manteiga de amêndoa temperada, depois envolvida com capim-limão e assada.

Outro sabor salgado e picante é o Baigan Sarson, um tratamento de vegetais em cubos envoltos em mostarda e depois fritos em ghee. salgados.

Esperamos que os preparativos de néctar do festival original de Chida-dadhi sejam representados fielmente pelos potes de Chida-dadhi. Estes maravilhosos arrozes doces são servidos em tigelas de barro tradicionais. Em uma panela, o arroz lascado é preparado em iogurte doce com bananas, enquanto a segunda panela contém arroz em um doce e espesso kheer com ghee, banana e cânfora.

Um bolo meio doce, o Gunja-Mala Malpoori é cercado por frutas vermelhas e pretas frescas, remanescentes da guirlanda que Lord Caitanya Mahaprabhu deu a Raghunatha das para usar em torno de seu pescoço.

Srila Raghunatha dasa desistiu de comer todos os alimentos após a partida deste mundo de Srila Sanatana, e a partir de então Raghunatha só tomou leite em copos de folhas. Ele continuou assim até a partida de Rupa Gosvami, após o que Raghunatha desistiu de comer e beber. Em homenagem ao membro mais alto do Senhor, oferecemos Copos com Folha de Bananeira e Leitelho.

O banquete é completo com um Lime Cooler que mistura mel, gengibre e anis que certamente agradariam a todos os que estavam sentados ao sol de Panihati, nas margens de Ganga-Ma.

Onde fica Panihati? Panihati está localizado nas margens do rio Ganges, a 16 quilômetros ao norte de Calcutá (norte 24-Parganas ao norte do dia moderno de Calcutá – Calcutá), na Bengala Ocidental na Índia. É o local de muitos passatempos espirituais maravilhosos de Sri Chaitanya Mahaprabhu e Seus íntimos associados pessoais. Nesta região, nesta época do ano em junho, a pré-monção é muito quente, geralmente com temperaturas de 40 a 45 graus Celsius (45 a 50 C) e muito úmida. Os alimentos mais refrescantes a essa temperatura são iogurte, iogurte fresco (dahi ou dadhior doi). Este passatempo do Senhor é sobre como os devotos agradaram ao Senhor Chaitanya e como o Senhor retribuiu com os devotos de um festival maravilhoso e agradável chamado Panihati Cida- dadhimahotsav.

Na aldeia de Panihati, Raghunatha dasa obteve uma entrevista com Nityananda Prabhu, que foi acompanhada por muitos artistas de kirtana, servos e outros. Sentado em uma rocha sob atrie, na margem do Ganges, lorde Nityananda parecia efulgentas centenas e milhares de sóis nascentes. Muitos devotos estavam sentados no chão ao seu redor. Vendo a influência de Nityananda Prabhu, Raghunatha dasa ficou surpreso. Raghunatha dasa ofereceu-se a si próprio por se prostrar em um lugar distante, e o servo de Nityananda Prabhu apontou: “Há Raghunatha dasa, oferecendo-lhe reverências”.

Ao ouvir isso, o senhor Nityananda Prabhu disse: “Você é um ladrão. Agora você veio me ver. Venha aqui, venha aqui. Hoje vou puni-lo”, o Senhor o chamou, mas Raghunatha dasa não foi ao Senhor. Então o Senhor o pegou à força e colocou os pés de Hislotus na cabeça de Raghunatha Dasa. “Faça um festival e alimente meus associados iogurte e arroz lascado.” Ao ouvir isso, Raghunatha dasa ficou muito satisfeito.

Raghunatha dasa trouxe arroz lascado, iogurte, leite, carnes doces, açúcar, bananas e comestíveis éteres e os colocou ao redor. Assim que souberam que um festival seria realizado, todos os tipos de brahmanas e outros cavalheiros começaram a chegar. Havia inúmeras pessoas. Vendo a multidão aumentar, Raghunatha dasa providenciou para obter mais comestíveis de outras aldeias. Ele também trouxe duzentos a quatrocentos potes grandes e redondos. Ele também obteve cinco ou sete potes de barro especialmente grandes e, nesses vasos, um brahmana começou a embeber arroz lascado para satisfação de Banha Nityananda.

Em um lugar, o arroz lascado foi embebido em leite quente em cada uma das panelas grandes. depois metade do arroz foi misturado com iogurte, açúcar e banana. A outra metade foi misturada com leite condensado e um tipo especial de banana conhecido como canpa-kala. Depois, açúcar, manteiga clarificada e cânfora foram adicionados. Depois que Nityananda Prabhu trocou Hiscloth de longe por uma nova e sentou-se em uma plataforma elevada, os brâmanes ofereceram diante dele os sete potes enormes.

Naquela plataforma, todos os associados mais importantes de SriNityananda Prabhu, bem como os homens mais importantes, sentaram-se em círculo ao redor do Senhor. Entre eles estavam Ramadasa, Sundarananda, Gadadhara dasa, Murari, Kamalakara, Sadasiva e Purandara. Dhananjaya, Jagadisa, Paramesvara dasa, Mahesa, Gauridas e Hoda Krishnadasa também estavam lá. com Nityananda Prabhu. Ninguém poderia contar todos eles.

Ao ouvir sobre o festival, todos os tipos de eruditos, brâmanes e padres foram para lá, o Senhor Nityananda Prabhu os honrou e os fez sentar na plataforma elevada com Ele. Todo mundo ofereceu dois potes de barro. Em um foi colocado arroz lascado com leite condensado e no éter arroz lascado com iogurte. Todas as outras pessoas sentaram-se em grupos ao redor da plataforma. Ninguém poderia responder a muitas pessoas que existiam. Todos e cada um deles foram fornecidos com duas panelas de barro, uma de arroz lascada embebida em iogurte e a outra de arroz lascada embebida em leite condensado.

Alguns dos brâmanes, por não terem conseguido um lugar na plataforma, foram à margem do Ganges com seus dois vasos de barro e embeberam o arroz lascado ali. Outros, que não conseguiam chegar nem às margens do Ganges, caíram na água e começaram a comer seus dois tipos de arroz lascado. Assim, alguns estavam sentados na plataforma, alguns na base da plataforma e outros na margem do Ganges, e todos receberam dois potes pelos vinte homens que distribuíam a comida.

Naquele momento, Raghava Pandita chegou lá. Vendo a situação, ele começou a rir com grande surpresa. Ele trouxe muitos outros tipos de comida cozida em ghee e os ofereceu ao Senhor. Este prasada ele primeiro colocou diante de Lord Nityananda e distribuiu entre os devotos. Raghava Pandita disse a LordNityananda: “Para você, senhor, eu já ofereci comida à Deidade, mas você está envolvido em um festival aqui e, portanto, a comida permanece intocada”.

Lord Nityananda respondeu: “Deixe-me comer toda essa comida aqui durante o dia, e eu como em sua casa à noite. Pertenço à comunidade de vaqueiros, e, portanto, geralmente tenho muitos associados a vovó. Fico feliz quando comemos juntos. em um apicnic assim, na margem arenosa do rio. Lord Nityananda fez Raghava Pandita sentar-se e mandou duas panelas para o himalso. Havia dois tipos de arroz lascado embebidos neles.

Quando o arroz lascado foi servido a todos, o Senhor NityanandaPrabhu, em meditação, trouxe Sri Caitanya Mahaprabhu. Quando SriCaitanya Mahaprabhu chegou, o senhor Nityananda Prabhu se levantou. Eles viram como os outros estavam saboreando o arroz lascado com iogurte e leite condensado. De cada panela, Lord Nityananda Prabhutook pegou um pedacinho de arroz lascado e o empurrou para a boca de SriCaitanya Mahaprabhu como uma piada. Dessa maneira, Lord Nityananda estava caminhando por todos os grupos de comedores, e todos os Vaisnavas presentes ali estavam assistindo a diversão.

Ninguém conseguia entender o que Nityananda Prabhu estava fazendo enquanto andava. Alguns, no entanto, que tiveram muita sorte, puderam ver que o Senhor Sri Caitanya Mahaprabhu também estava presente. Então NityanandaPrabhu sorriu e sentou-se. Do lado direito, ele guardava quatro panelas de arroz lascado que não haviam sido feitas de arroz cozido. LordNityananda ofereceu a Sri Caitanya Mahaprabhu um lugar e pediu que Ele sentasse. Então, juntos, os dois irmãos começaram a comer arroz lascado. Vendo Cord Caitanya Mahaprabhu comendo com Ele, o Senhor NityanandaPrabhu ficou muito feliz e exibiu variedades de amor extático. O Senhor Nityananda Prabhu ordenou: “Todos vocês comem, cantando o sobrenome de Hari. Imediatamente o santo nomes “Hari Hari” ressoaram, enchendo o universo inteiro.

Quando todos os vaisnavas estavam cantando os nomes sagrados “HariHari” e comendo, eles se lembraram de como Krsna e Balarama comiam com seus companheiros, os vaqueiros, na margem do Yamuna. SriCaitanya Mahaprabhu e Lord Nityananda Prabhu são extremamente misericordiosos e liberais. Foi a boa sorte de Raghunatha Dasa que eles aceitaram todas essas relações. Quem pode entender a influência e a misericórdia de Lord Nityananda Prabhu? Ele é tão poderoso que induziu o Senhor Sri Caitanya Mahaprabhu a vir comer arroz lascado na margem do Ganges. Todos os devotos confidenciais que eram meninos do vaqueiro, chefiados por Sri Ramadas, foram absorvidos em êxtase. Eles achavam que o banco do Ganges era o banco dos Yamuna.

Quando os lojistas de muitas outras aldeias ouviram falar do festival, chegaram lá para vender arroz lascado, iogurte, doces e bananas. Quando eles vieram, trazendo todo tipo de comida, Raghunatha dasa comprou tudo. Ele lhes deu o preço por seus bens e depois lhes deu a mesma comida. Quem veio ver como essas coisas engraçadas estavam acontecendo também foi alimentado com arroz lascado, iogurte e banana. Depois que o senhor Nityananda Prabhu terminou de comer, lavou as mãos e a boca e deu a Raghunatha dasa a comida restante nos quatro potes. Havia comida remanescente nos três outros potes grandes de Lord Nityananda, e um brahmana a distribuiu a todos os devotos, dando um pedaço para cada um. Então, um brâmane broughta guirlanda de flores, colocou a guirlanda no pescoço de Nityananda Prabhu e espalhou polpa de sândalo por todo o corpo, Quando um criado trouxe nozes de bétele e as ofereceu a Lorde Nityananda, os Lordes sorriram e mastigaram. Com as próprias mãos, Lord Nityananda Prabhudistributed to todos os devotos, quaisquer que sejam as guirlandas de flores, a polpa de sândalo e as nozes de bétele

Depois de receber os restos de comida deixados por Lord Nityananda Prabhu, Raghunatha dasa, que estava muito feliz, comeu um pouco e distribuiu o restante entre seus próprios associados. Assim, descrevi os passatempos de Lord Nityananda Prabhu em relação ao festival comemorado de arroz lascado e iogurte.

Fonte –
https://iskcondesiretree.com/page/panihati-cida-dahi-utsava

Link permanente para este artigo: http://iskconbahia.com.br/panihati-chida-dahi-utsava/