Lançamento do Viveka-Satakam – Prabodhananda

A Assessoria de Comunicação da ISKCON – Bahia Compartilha.

* Lançamento do Viveka-satakam de Prabodhananda Sarasvati

* Notícias Vaiṣṇavas Internacionais

* https://2.bp.blogspot.com/-pN5DzjJNy4Q/WaCPCmUGIvI/AAAAAAAADTc/-z0gGwIAEaQsgj3y0RaRsMlymTGmdqD1wCLcBGAs/s640/Capture.PNG

Por Dr. Demian Martins
Sexta-feira 30 junho 2017

Quase quinhentos anos após sua composição, o Viveka-satakam (Cem Versos de Sabedoria) de Srila Prabodhananda Sarasvati está sendo publicado pela primeira vez [em inglês apenas]. Embora um manuscrito antigo do texto estivesse listado entre uma coleção privada em 1883, seu paradeiro estava desconhecido por muitas décadas. Após localizar o manuscrito, no curso de meu trabalho de pesquisa, foi uma alegria verificar que ele tinha pelo menos quatrocentos anos.

Em um tom quase autobiográfico, Srila Prabodhananda nos conta algumas de suas experiências e impressões na vida, suas lutas com assuntos mundanos, suas ansiedades na vida familiar e, acima de tudo, seu ardente desejo de deixar tudo e ir para Vrindavan, a qual é glorificada por todo o livro. Está claro que na época da composição o autor já era um adepto da filosofia do Senhor Caitanya, pois ele expressa seu desejo de servir o Senhor nascimento após nascimento, declara que Krsna, o Senhor de Gokula, é superior até mesmo ao Senhor Visnu e menciona o nome de Srimati Radharani várias vezes. Ele também menciona o nome “Radha-ramana” algumas vezes, o que sugere que este nome tinha uma significância para ele.

A presente edição apresenta outros dois textos anteriormente desconhecidos entre as obras de Srila Prabodhananda: Caitanya-citrastakam e Nityanandastakam.

Esta edição inclui o texto original em sânscrito devanagari, o texto romano transliterado com diacríticos, significados palavra por palavra, uma tradução em inglês, um prefácio por S.S. Bhakti Vikasa Swami e um artigo por Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura sobre a vida de Srila Prabodhananda Sarasvati. Ela também inclui uma introdução extensa, que apresenta descobertas recentes sobre Prabodhananda e aborda várias concepções errôneas, tais como a ideia de que ele era anteriormente conhecido por Prakasananda.

O livro foi publicado por Bhakti Vikasa Trust e pode ser pedido por

ou www.bvks.com/b65

Esta publicação é parte do Projeto Baladeva Vidyabhusana.
Para mais detalhe por favor, visite:

www.vidyabhusanaproject.blogspot.in

https://3.bp.blogspot.com/-FaiTcdpIuwQ/WXIowVQAmsI/AAAAAAAADGg/Ck7pE4ceybMhrVl3CID3e3K–pW2cpmcwCLcBGAs/s1600/cc%2B4.png

Licença da tradução Creative Commons – Atribuição – Não Comercial – Compartilha Igual 4.0 Internacional.

Reprodução da tradução Livre CC, desde que atribuídas as autorias, fontes e não seja comercial.

Fonte: Dandavats.com

Tradução, grifos e resumo por David Britto, em 25 de Agosto de 2017.
Disponível no blog Notícias Vaisnavas Internacionais e no Facebook.

Radhe
Seu servo
David Britto.

Link permanente para este artigo: http://iskconbahia.com.br/lancamento-do-viveka-satakam-prabodhananda/