Honrando os Serviços de Advaya Dasa

A Assessoria de Comunicação da ISKCON – Bahia.
Compartilha
 
CGB DA ISKCON AGRADECE E APRECIA OS SERVIÇOS
DE ADVAYA DASA À MISSÃO DE SRILA PRABHUPADA
 
Neste Fevereiro de 2018, o Conselho Governamental Brasileiro (CGB) da Sociedade Internacional para Consciência de Krishna (ISKCON) tem a honra de apreciar e agradecer os serviços de Advaya Dasa à missão de Sua Divina Graça A. C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada, o fundador acharya da ISKCON.
 
Quando nasceu, em São Paulo, há exatos 63 anos, em 9 de fevereiro de 1955, registram-no como José Adailton Miranda Cavalcante. Em 1976, aos 21 anos, entrou para o Movimento, como ele próprio conta. Foi morar no templo Hare Krishna de São Paulo e, iniciado por Sua Divina Graça A. C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada, tornou-se Advaya Dasa. Em 1980, casou-se com Srimati Devi Dasi, com quem teve dois filhos – Ramananda Dasa e Vaishnava Krpa Devi Dasi.
 
Em uma atuação brilhante e meteórica, de seu primeiro serviço como recepcionista do templo a campeão mundial de Maratona de Sankirtana foi muito pouco tempo. Srimati Devi Dasi diz que sua disposição e entusiasmo por distribuir os livros de Srila Prabhupada “Não eram deste planeta”.
De fato. A performance como sankirtaneiro de Advaya Dasa era excelente. Seus resultados eram impressionantes, como distribuir 1.400 volumes do Srimad Bhagavatam em um dia. Com este resultado, ele ganhou uma maratona mundial de sankirtana e quebrou o recorde de distribuição do Srimad Bhagavatam. Ele tinha fãs espalhados pelo mundo. E, com certeza, com essa proeza deu alegria ao coração do mestre. Por várias vezes…
 
Prabhu Advaya conta que aderiu ao movimento de sankirtana logo que entrou na ISKCON . Era fim de novembro de 1976, véspera da maratona de sankirtana. Em dezembro, já no início da maratona, os sankirtaneiros do Brasil ganhavam dos devotos do templo de Radha Damodhara, nos Estados Unidos. No meio do mês, prabhu Advaya saiu da recepção do templo de São Paulo para dar início a sua atuação como um dos melhores sankirtaneiros do mundo.
 
Bastou entrar em três ônibus acompanhado de outro devoto para aprender o novo serviço. Aliás, não teve muita alternativa. O companheiro o deixou sozinho. Vestido de dhoti, careca e cheio de livros, prabhu Advaya entrava e distribuía livros em ônibus urbanos que saía do Parque D. Pedro, em São Paulo.
 
O Brasil venceu a Maratona Mundial de Sankirtana de 1976, maharaja Param Gati foi campeão e ganhou uma viagem para a Índia. Prabhu Advaia, por sua vez, descobriu que queria se dedicar à missão de distribuir os livros de Srila Prabhupada. Cumpriu a palavra. Em 1977, foi campeão da Maratona Mundial de Sankirtana e quebrou o recorde de distribuição diária de Bhagavad-gita, com o resultado de 150 volumes num dia. No outro dia, foi lá e distribuiu 151.
 
Ganhou como prêmio uma viagem para a Índia. Onde adorou todo pé de Tulasi que encontrou. E pediu para que no ano seguinte ela lhe concedesse ser campeão da Maratona Mundial de Sankirtana e bater todos os recordes de distribuição de revistas, livros pequenos, médios e grandes.
 
Assim, pela misericórdia de Tulasi Devi, foi exatamente isto que aconteceu em 1978. Foi nesse ano que ele distribuiu 1.400 volumes do Srimad Bhagavatam. Advaya Dasa ganhou todas, depois de uma disputa acirrada com dois devotos franceses. Não teve pra ninguém. Ou melhor, o segundo brasileiro entre os dez mais desse ano foi Maharaja Purushatraya, que ficou em décimo lugar.
 
No ano seguinte, 1979, Advaya Dasa venceu de novo a Maratona Mundial de Sankirtana. Nesta época, ele não só era sankirtaneiro como também tornara-se líder de sankirtana. Assim dirigiu um grupo de sankirtaneiros para pagar a compra da Fazenda Nova Gokula. Nos dois anos seguintes, deu uma trégua. Mas voltou a vencer a Maratona Mundial de Sankirtana em 1982.
 
Advaya Dasa também foi presidente dos templos de Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Porto Alegre. Traduziu todos volumes do Srimad Bhagavatam traduzidos para o Inglês por Srila Prabhupada e dirigiu a fábrica de incensos Spiritual Sky.
 
Em 1986, foi morar em Miami, nos EUA, num projeto de filosofia comparada, que não foi adiante. Em 1996, por ocasião das celebrações do centenário de Srila Prabhupada, Advaya Dasa retornou à ativa na ISKCON Brasil. Foi conselheiro na ISKCON São Paulo, presidente do Conselho da ISKCON Nova Gokula, vice-presidente e presidente interino da Fundação Bhaktivedanta. Como advogado, ele hoje se dedica à ISKCON Justiça, projeto que criou e é secretário de Justiça do CGB da ISKCON.
 
Apreciamos e agradecemos os seus serviços à missão de Sua Divina Graça A. C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada. Pelo seu aniversário, desejamos-lhe todas as bênçãos de Radha e Krisha. Vida longa a suas glórias como sankirtaneiro da ISKCON e como exemplo de dedicação a serviço do mestre.
 
Diretoria do Conselho Governamental Brasileiro ISKCON.
 
“Todas as Glórias as Devotas e Devotos Reunidos”
Salvador, 15 de Fevereiro de 2018.
 

Link permanente para este artigo: http://iskconbahia.com.br/honrando-os-servicos-de-advaya-dasa/