ISKCON Bahia
Sociedade Internacional para a Consciência de Krishna
Acarya fundador: Sua Divina Graça A. C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada

Gratidão a Gunesvara Dasa

A ISKCON BRASIL APRECIA O SERVIÇO DE GUNESVARA DASA

Neste novembro de 2017, o Comitê Governamental Brasileiro (CGB) da ISKCON tem a honra de apreciar e agradecer os serviços de Gunesvara Dasa à missão de Srila Prabhupada e aos Vaishnavas no Brasil.

Gunesvara Dasa (Gustavo Catalano) começou seus estudos do conhecimento védico em 1975, quando recebeu iniciação em Bhakti Yoga ao se tornar discípulo de Sua Divina Graça A. C. Bhaktivedanta Swami Srila Prabhupada. A partir de então, passou a Sânscrito e literatura clássica da Índia, obtendo o título de Bhakti Sastri outorgado pelo ISKCON Board of Examination.

Nos vinte anos seguintes depois de sua iniciação, dedicou-se em vida monástica às práticas de Bhakti-Yoga e ao estudo de textos sânscritos. Pesquisa sobre Jyotish, a Astrologia Védica, desde 1988. Em 2009, especializou-se em Literatura Clássica da Índia, na Universidade Internacional Euro-Americana.

Prabhu Gunesvara nasceu em 4/5/1957, em Buenos Aires, Argentina. Está no Brasil desde 1986. Aqui casou-se em segundas núpcias com a brasileira Nrisimha devi, em Nova Gokula. Comunidade rural da ISKCON, em Pindamonhangaba (SP), onde fixou residência. Além de uma filha e netos do primeiro casamento, com a segunda esposa tem três filhos e três netos.

Enquanto residiu em Nova Gokula, por 14 anos, Gunesvara Dasa foi professor e chef de cozinha no Gurukula, pujari (sacerdote), chefe de pujari. Também foi ministro de adoração e participou, ao lado de Kesava Swami, do projeto do Samadhi de Srila Prabhupada.

Estabeleceu o programa de Bhakti Shastri no Brasil, do qual foi examinador por anos, no Seminário Hare Krishna de Campina Grande (PB). Presidiu o Templo da ISKCON em Curitiba (PR), em 1989. Serviu nos Templos da ISKCON do Ipiranga, em São Paulo, no de Miami (EUA) e no de Mayapur, Índia.

Publicou livros tais como Estudando o Bhagavad Gita Como Ele É; Tulasi devi, a amada de Krishna; Astrología comportamental ayurvedica e vários outros artigos sobre a sabedoria védica. Lecionou sobre as Escritura Védicas na escola SMIS, na Bengala Ocidental, India, em 2014 e 2015.

Hoje Gunesvara Dasa reside com a família em Pindamonhangaba (SP) e viaja pelo Brasil com cursos e palestras sobre astrologia, filosofia e literatura védicas, bhakti yoga e ayurveda.. E ainda encontra tempo para traduzir do Inglês aulas de Srila Prabhupada

A ISKCON do Brasil agradece a Gunesvara Dasa por seu serviço à missão de Srila Prabhupada, verdadeiramente digno de apreciação, e por seu exemplo de humildade, conhecimento e perseverança neste serviço.

Secretaria de Comunicação
Comitê Governamental Brasileiro (CGB).

Deixe uma resposta