ISKCON Bahia
Sociedade Internacional para a Consciência de Krishna
Acarya fundador: Sua Divina Graça A. C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada

Grande Inauguração do Campus do Instituto Mayapur

O Sonho de Srila Prabhupada torna-se realidade…
“Em todo o mundo, não há instituição que conceda conhecimento no assunto da compreensão espiritual.
Deste modo, abriremos um grande centro em Mayapur onde essa educação será concedida internacionalmente.
Estudantes de todas as partes do mundo irão para lá para ter educação neste importante assunto.” – Srila Prabhupada – Carta para Atreya Rishi Prabhu, 20 de agosto de 1971

Por Anantashesh Das.

Desde a época do Senhor Chaitanya, Navadvip tem sido um local de aprendizado das escrituras. Isto é evidente a partir do Chaitanya-bhagavata (Adi 2.60-61),

nana-desa haite loka navadvipe yaya
navadvipe padile se ‘vidya-rasa’ paya

“Muitas pessoas vieram de várias províncias para estudar em Navadvipa porque ao estudar lá se alcança um gosto pela educação.”

ataeva paduyara nahi samuccaya
laksa, koti adhyapaka, nahika niscaya

“Portanto, ninguém podia contar os inumeráveis estudantes e milhões de professores reunidos lá.”
De fato, Navadvipa-mandala era emparelhada com Mithila e Varanasi em forte educação escritural, com estudantes afluindo de toda a Índia.
Notando este aspecto de Navadvipa-mandala, Srila Bhaktivinoda Thakura instruiu Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura a estabelecer o ensino escritural em Mayapur. Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura trabalhou em um curriculum de dez etapas de estudo de todos os maiores escritos da Gaudiya Vaisnava sampradaya para ser ensinado aqui. É baseado neste curriculum que Srila Prabhupada apresentou seus cursos de Bhakti-sastri, Bhakti-vaibhava, Bhakti-vedanta e Bhakti-sarvabhauma.
Devemos ser capazes de ir lá e aprender a filosofia vaisnava. Um arranjo está sendo feito lá. Asssim é Navadvipa (Instalação do Panca-tattva, Havaí 7 de maio de 1972)
Deste modo, abriremos um grande centro em Mayapur onde essa educação será concedida internacionalmente. (Carta para Atreya Rishi, 20 de agosto de 1971)
Assim, está claro estes acaryas queriam que Sri Mayapur fosse um centro internacional de estudo sástrico.

O Instituto Mayapur foi fundado no ano 2000, com o intuito de ser este centro internacional de estudo sástrico, inicialmente tendo cursos de Bhakti-sastri em inglês e depois adicionando o Bhakti-vaibhava e agora com o Bhakti-vedanta.

O dia 3 de julho deste ano foi um importante marco na história do Instituto Mayapur, da ISKCON, e, de fato, de toda a linha Gaudiya Vaisnava.

Neste dia a primeira fase do novo campus do Instituto Mayapur foi formalmente oferecida a Srila Prabhupada por Sua Santidade Jayapataka Maharaja e outros devotos sêniores em uma grande cerimônia de inauguração.

Fonte: Dandavats.com

Tradução e grifos por David Britto, em 13 de julho de 2017.

Disponível no blog Notícias Vaisnavas Internacionais e no Facebook.

David Britto.

Deixe uma resposta