ISKCON Bahia
Sociedade Internacional para a Consciência de Krishna
Acarya fundador: Sua Divina Graça A. C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada

Calendário Védico – Fim da Caturmasya

Fim de Caturmasya.

O período de quatro meses conhecido como Caturmasya acontece durante a estação das chuvas (monções) na Índia. Caturmasya deve ser observado por todos os setores da sociedade.

O propósito desse voto é minimizar a quantidade de gratificação dos sentidos. No primeiro mês não se deve comer espinafre, no segundo não se deve tomar iogurte, no terceiro não se deve tomar leite, e no quarto não se deve comer urad dhal (lentilhas). No caso de quem não é vegetariano, também não se deve comer comida não vegetariana (carne, peixe e ovos) durante o mês de Kartika (Damodara Masa) – claro que isto não se aplica aos devotos, que são vegetarianos independente do período do ano. De modo geral, durante o período de quatro meses de Caturmasya deve-se praticar abrir mão da comida voltada para a gratificação dos sentidos.

O Voto de Caturmasya segundo Srila Prabhupada (extraído do Sri Caitanya Caritamrta, Madhya-lila, vol.1, cap.4, Verso 169, significado):

“O período do voto de Caturmasya começa no mês Asadha (junho/julho), a partir do dia de Ekadasi conhecido como Deva-Sayana Ekadasi ou Padma Ekadasi no quarto-crescente. O período termina no mês de Kartika (outubro/novembro) cinco dias após o Utthana Ekadasi (não confundir com Utpanna Ekadasi), no quarto-minguante, e este Ekadasi também é conhecido como Haribodhini Ekadasi e Devotthani Ekadasi.

Este período de quatro meses é conhecido como o nome indica Caturmasya. Alguns Vaishnavas preferem observá-lo desde o dia da lua cheia (Purnima) do mês Asadha, até o dia da lua cheia do mês Katika. Este também é um período de quatro meses, calculado através dos meses lunares e também conhecido como Caturmasya. Há outros, ainda, que observam Caturmasya seguindo o período solar desde o mês Sravana até Kartika. O período integral quer lunar, quer solar, acontece durante a estação das chuvas. Todas as camadas da população devem observar Caturmasya. Não faz diferença se alguém é Grihastra ou Sannyasi. A observância é obrigatória para todos os asramas. O verdadeiro propósito que há por traz do voto observado durante estes quatro meses é diminuir a quantidade de gozo dos sentidos. Isto não é muito difícil. No mês Sravana, não se deve comer espinafre. No mês de Bhadra (agosto/setembro), não se deve tomar iogurte, e no mês de Asvina (setembro/outubro), não se deve beber leite. Não se deve comer peixe ou outro alimento não vegetariano durante o mês de Kartika. Dieta não vegetariana significa peixe e carne. Do mesmo modo, também se consideram masura dahl e urad dahl (lentilha) como não vegetarianos. Estes dois dahls (feijões) contêm uma grande quantidade de proteína, e alimentos ricos em proteína são considerados não vegetarianos. Em suma, durante os quatro meses do período de Caturmasya, deve-se praticar a abstinência de todo alimento destinado ao gozo dos sentidos.”

O termo espinafre (sak), na Índia, refere-se a certas folhas verdes que são ricas em proteínas, como espinafre e couve-mineira; entretanto, o mesmo não acontece com alface, escarola, hortelã e coentro verde, dentre outras. Assim, de modo geral, deve-se no primeiro mês de Caturmasya, fazer jejum de folhas verdes escuras, notadamente de espinafre e couve.

O jejum de iogurte consiste em restringir o consumo do iogurte sozinho; iogurte usado na massa do bolo, por exemplo, não é restrito. Do mesmo modo, jejum de leite consiste em não se tomar leite, mas consumir derivados de leite (como ghee e manteiga) e doces contendo leite está autorizado. No jejum de iogurte e leite realizado em Caturmasya não se aplica o principio usado nos dias de Ekadasi (por exemplo, se algo foi feito com óleo de milho ou arroz, quebrou-se o Ekadasi); assim, se o bolo foi feito com leite e sofreu transformação não é mais leite. No entanto, se a pessoa encharcar um pedaço de bolo no leite e o comer ela quebrará o voto de Caturmasya, porque, nesse caso, o leite não terá sido usado como ingrediente da preparação, mas acrescido depois à comida.

No quarto e último mês não se deve consumir grãos de lentilha (do tipo masura e urad, que são cores – vermelho e amarelo – da lentilha; no Brasil as lentilhas não são debulhadas e, por isso, apresentam uma cor amarronzada). O consumo de ervilha não é restrito em Caturmasya, pois não é tão rica em proteínas quanto a lentilha.

Por fim, durante Festivais do Senhor (como Aparecimento de Balarama, Sri Krishna Janmastami, Radhastami, etc) todos os itens são oferecidos para a Suprema Personalidade de Deus, e o voto de Caturmasya de restrição no consumo dos alimentos descritos acima não se aplica.

Informações extraídas do site Calendário Vaishnava – http://calendario.iskcon.com.br/ – e do site ISKCON Desire Tree – Updates – http://iskcondesiretree.blogspot.com/2009/08/vaishnava-calender-second-month-of.html.

Por Paramahamsa Dasa.

Deixe uma resposta