ISKCON Bahia
Sociedade Internacional para a Consciência de Krishna
Acarya fundador: Sua Divina Graça A. C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada

Bhaktivinoda Thakura

Srila Bhaktivinoda Thakura.
Compilado por Manu Dasa
Srila Bhaktivinoda Thakura (1838-1914) é um proeminente preceptor acharya em nossa sucessão de mestres espirituais e discípulos vindos do Senhor Krishna. Ele era um líder espiritual pioneiro, um chefe de família, um magistrado que trabalhava na Índia colonial sob o domínio britânico, um prolífico pregador, escritor e poeta. Ele escreveu volumes de livros reintroduzindo os ensinamentos puros do Senhor Chaitanya em um momento em que esses ensinamentos praticamente se perderam. Ele compôs centenas de canções devocionais glorificando Krishna para elevar a consciência das pessoas sofredoras deste mundo. Ele se correspondia com filósofos, teólogos, líderes, estudiosos e professores de seu tempo e enviou livros, incluindo A Vida e Preceitos do Senhor Caitanya, para bibliotecas universitárias em países estrangeiros, plantando as sementes para um movimento mundial de consciência de Krishna. Bhaktivinoda Thakura descobriu e escavou o local de nascimento do Senhor Chaitanya. Junto com sua devotada esposa, Bhagavati Devi, ele criou dez filhos, incluindo o ilustre Bhaktisiddhanta Saraswati Thakura, que se tornaria um grande líder espiritual em seu próprio tempo e o mestre espiritual do fundador-acarya da ISKCON, Sua Divina Graça A.C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada.
Acima de tudo, Bhaktivinoda Thakura ensinou devoção a Krishna por seu exemplo pessoal. Sua história de vida, resumida abaixo, demonstra uma tremenda quantidade de coragem, caráter e perseverança diante de muitas dificuldades e dá esperança àqueles de nós que podem estar se perguntando como encontrar tempo para servir ao Senhor Sri Krishna, Seus santos nomes. e Seus devotos em nossas vidas sempre tão ocupadas.
De muitas maneiras, os aspirantes a devotos de Krishna hoje têm uma dívida significativa com Srila Bhaktivinoda Thakura por mapear o curso e lançar as bases para o movimento moderno da consciência de Krishna.
Certa vez, ao olhar da janela do outro lado do rio em direção ao local de nascimento do Senhor Chaitanya Mahaprabhu, Bhaktivinoda Thakura teve uma visão de que pessoas de todas as nações logo se uniriam em harmonia através do canto dos santos nomes de Krishna, sankirtan.
Seu neto discípulo, Srila Prabhupada, que humildemente e destemidamente espalhou a consciência de Krsna para os cantos mais distantes do mundo, achou significativo ter ele mesmo nascido em 1896, o ano em que o Thakura enviou cópias da Vida e Preceitos do Senhor Chaitanya para universidades nos oceanos.

Shrila Bhaktivinoda Thakura